Cachorro da raça Golden Retriever escovando os dentes.
|

Cachorro com Mau Hálito e Tártaro: O Que Fazer e Como Escovar os Dentes

Se seu cachorro está com mau hálito, tártaro e você não sabe o que fazer para limpar os dentes dele corretamente, confira as dicas de hoje. Neste post falaremos sobre o porque os cachorros tem mau hálito, o que fazer para acabar com o bafo ruim deles e iremos dar dicas também para os tutores que têm em casa algum cachorro com tártaro nos dentes.

Se você já acompanhou o crescimento de um cachorro desde que era filhote, certamente vai se lembrar que com o passar dos anos ele foi desenvolvendo um mau hálito que não era percebido enquanto filhote, não é mesmo?

Enquanto eles ainda são bebês, podemos notar o famoso “bafinho de leite”, mas conforme vão crescendo, alguns cachorros desenvolvem um mau hálito com odor muito forte e na maioria das vezes podemos ver até tártaros nos dentes.

Muitos tutores se questionam sobre o que são os tártaros e porque eles se desenvolvem nos dentes dos cachorros, o que pode ter acontecido e a maior dúvida sempre surge a seguir: como acabar de vez com este problema.

Apesar de ser muito comum no mundo pet, devemos ficar atentos. O mau hálito canino pode ser causado apenas pela falta de escovação dos dentes como também pode ser um indício de que algo está errado na saúde do seu companheiro. 

Em caso de dúvidas ou se o problema persistir, recomendamos sempre que consulte um veterinário de sua confiança, peça ajuda profissional para identificar a fonte do problema. Agora, se estiver tudo certo com a saúde intestinal do seu cachorro e o problema for apenas falta de higiene bucal, confira algumas dicas para te ajudar a acabar com o mau hálito do seu cachorro.

Por que meu cachorro tem mau hálito?

Podendo ser causado por diversos motivos, os casos mais comuns de mau hálito nos cachorros são observados principalmente pela falta de higiene bucal.

A falta de escovação faz com que sujeiras vão se acumulando nos dentes, e é justamente esse acúmulo de restos de comida que fazem o seu cachorro desenvolver o mau cheiro na boca.

Com o passar dos meses, e o acúmulo de sujeiras, bactérias também vão se acumulando e formando as famosas placas bacterianas, que popularmente chamamos de tártaro. Essas placas possuem forte cheiro e então resultam no mau hálito do cachorro.

Mas antes de qualquer coisa, precisamos entender que todo cachorro pode apresentar um tipo de cheiro na boca, afinal eles não escovam os dentes igual a gente após cada refeição, certo?

Cachorro da raça Corgi segurando uma escova de dente azul.

O problema começa quando o cheiro da boca do cachorro se torna mais forte, apresentando realmente um mau hálito, em alguns casos notamos o cheiro até quando estamos a uma certa distância do cachorro, sendo impossível não notar o bafo do cachorro.

Se esse é o seu caso, vamos então entender um pouco mais sobre o assunto e ver a seguir quais são as principais causas de mau hálito no cachorro.

O que causa mau hálito no cachorro?

Como já falamos anteriormente, a causa mais comum da halitose é a falta de higiene bucal, isso porque se não cuidado, vão acumulando resíduos nos dentes do animal que formam outras substâncias.

Cachorro com tártaro nos dentes.

Conforme estes resíduos vão se acumulando, podemos perceber o surgimento de placas bacterianas que posteriormente endurecem e se transformam nos tártaros. Essas placas além de causarem o mau hálito, podem levar a outros problemas periodontais, como por exemplo:

  • Gengivites – neste caso é possível observar inflamações na gengiva dos cachorros, ela pode estar muito vermelha em alguns pontos (em alguns casos fica até roxa) e com sangramento;
  • Cárie – quando não tratado, as placas bacterianas também podem começar a corroer os dentes do seu animal (similar as cáries humanas), e causar problemas gravíssimos, levando até mesmo na corrente sanguínea bactérias e outros microrganismos que podem afetar órgãos importantes como os rins, fígado, e até mesmo causar problemas cardíacos – levando seu animal à morte;
  • Perda de dentes – como citado acima as placas bacterianas e tártaros podem corroer a raiz do dente, e por estarem próximas a gengiva elas podem também resultar na perda de dentes do seu cachorro;
  • Infecções – o acúmulo de bactérias na boca do animal pode levar a outros tipos de infecções, nestes casos o animal sente muita dor e desconforto, você pode observar através da falta de apetite do animal.

Além do mau hálito ocasionado pela falta de escovação nos dentes, alguns outros fatores podem estar influenciando no surgimento do mau cheiro na boca do seu cachorro, nestes casos é indispensável a consulta com um médico veterinário.

Quando mantemos uma higiene adequada e uma rotina de escovação frequente, podemos descartar a possibilidade do mau hálito estar relacionado a placas bacterianas, tártaros ou restos de comida acumulado nos dentes. Neste caso é preciso ter um olhar mais cuidadoso e começar a investigar outra causa para este problema. Confira.

Doenças Hepáticas

As doenças hepáticas consistem principalmente em problemas com os rins e fígado, que são os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas do organismo.

Alterações na funcionalidade destes aparelhos pode gerar o acúmulo de toxinas internamente que irão se manifestar através do mau cheiro, gerando o bafo no cachorro.

E apesar de sérias e perigosas, as doenças sistêmicas costumam se manifestar com outros sintomas além da halitose. Observe se seu cachorro está tendo algum comportamento diferente, como falta de apetite, vômito ou perda de peso.

Outro sinal exclusivo das doenças hepáticas são alterações na mucosa e olhos, você poderá notar que elas estarão amareladas. Neste caso é possível observar um avanço na doença, sendo imprescindível a consulta com o veterinário.

Diabetes

No caso do mau hálito causado pela diabetes, o cheiro possui características específicas, sendo similar ao cheiro da acetona.

Assim como seres humanos, os cachorros também podem sofrer com a diabetes, nos animais ela pode demorar a ser diagnosticada, mas quando está desregulada pode apresentar alguns sinais como o mau hálito, perda de peso, aumento na ingestão de água (o cachorro têm mais sede), aumento na frequência e quantidade de urina e mudanças no apetite.

Alimentação Natural

Quando optamos por oferecer principalmente uma alimentação caseira, com alimentos crus ou até mesmo quando oferecemos a nossa própria comida para os cachorros, é preciso que seja feita a escovação dos dentes do pet com mais frequência.

O acúmulo de alimentos, como já sabemos é o principal motivo causador do mau hálito canino. Quando juntamos com a alimentação natural, o desequilíbrio das bactérias da boca pode ser maior, causando mau hálito com mais frequência e mais intensidade.

Patas de cachorro em volta de um pote com comida natural.

Comendo algo que não deveria

Cachorros são naturalmente arteiros e brincalhões, quando estão entediados procuram sempre alguma coisa para fazer, é normal que quando encontram algo interessante comecem a mastigar e até a comer o objeto.

Além do costume de comer tudo que encontram pela frente, alguns cachorros adultos, e principalmente os filhotes podem desenvolver o hábito de comer fezes. O aroma da ração ainda presente nos dejetos pode chamar a atenção e fazer com que os animais a comam novamente.

Este hábito ruim pode contribuir para o aparecimento do mau hálito. Neste caso o cachorro poderá estar com um hálito muito ruim, como se algo estivesse podre.

Como acabar com o mau hálito do cachorro?

O primeiro passo para tratarmos o mau hálito do cachorro é aprender a identificar a causa do problema. Com o que já aprendemos acima podemos descartar as possíveis causas e assim direcionar o melhor cuidado para o pet.

Nos casos onde o mau hálito está associado a problemas de saúde é necessário que um veterinário avalie o caso, realize exames e assim direcionar o melhor tratamento para a saúde do cachorro.

Se o mau hálito está associado a falta de higiene devemos estabelecer uma rotina de cuidados que incluem a escovação junto com os banhos. Mantendo uma frequência nos cuidados com a higiene o problema certamente irá diminuir.

Quando notamos a formação de tártaro, a doença periodontal deve ser tratada por um médico veterinário, o profissional deverá fazer o procedimento de tartarectomia, que consiste na remoção das placas bacterianas. Neste caso o cachorro estará sedado. Em situações que a doença está avançada é possível que o animal perca alguns dentes devido a corrosão da cárie.

Para os cachorros que possuem o hábito de comer fezes o tratamento também poderá ser feito com o auxilio de um veterinário, isso porque a causa para este comportamento pode estar associado a alguma deficiência nutricional, verminose ou até mesmo ansiedade.

Como escovar os dentes do cachorro?

Para mantermos a higiene bucal do cachorro sempre em dia é necessário que além da rotina estabelecida, devemos aprender como escovar os dentes do cachorro.

Você não precisa escovar os dentes do seu pet após toda refeição que ele fizer, escovando uma vez ao dia já é suficiente. Sugerimos que escolha um horário, geralmente a noite, antes de dormir, porque seu cachorro já vai ter realizado todas as refeições.

Faça isso diariamente, no começo, especialmente se seu cachorro já for adulto vai ser difícil, mas com o passar dos dias ele irá se acostumar com essa rotina.

Se observar a presença de tártaros nos dentes do seu animal, procure um veterinário, apenas a escovação não irá resolver o problema, será necessário fazer a remoção destas crostas através de aparelhos profissionais.

Passo a passo para escovar os dentes do cachorro

Para fazer a limpeza você pode usar uma dedeira, gaze ou escova de dente, encontre o que da mais certo para vocês. Se escolher usar uma escova, procure em pet shops uma escova que seja feita especialmente para cachorros, não é recomendado que utilize escova de humanos, elas geralmente são grandes e podem machucar a gengiva do animal. 

A escova para cachorros é pequena, feita com cerdas macias e inclinadas. Porém, se você decidir comprar uma escova de dente normal, prefira aquelas menores e com cerdas macias, as infantis costumam ser ótimas opções para estes casos.

Agora que já escolheu a escova, vamos escolher o creme dental.

Nunca utilize creme dental de humanos no seu cachorro. Os cremes dentais feitos para humanos possuem em sua composição flúor e outros compostos químicos que podem fazer mal ao cachorro. Especialmente porque os animais não sabem cuspir a pasta de dente e vão acabar engolindo toda a espuma do creme dental. 

Estas substâncias, ao serem ingeridas pelo animal podem ser tóxicas para o seu organismo e causar diarreia, vômitos, gastrite e dores abdominais.

Em pet shops, clínicas veterinárias ou casas de ração você poderá encontrar diversas marcas e tipos de cremes dentais que são próprios para os cachorros, que além de atóxicos possuem aroma e sabor atrativos para eles.

Alguns fabricantes fazem cremes dentais até de sabor sabor carne, que para nós pode ser estranho, mas para um cachorro pode ser muito interessante.

Cachorro Golden Retriever escovando os dentes.

Com todos os produtos escolhidos e comprados, vamos então ao passo a passo de como escovar os dentes do cachorro:

Uma dica importante é que comece esta prática o mais cedo possível, quando o cachorro ainda é filhote se torna mais fácil, afinal ele está na fase de aprender coisas novas.

Mas se seu cachorro já é adulto, não tem problema, você pode introduzir esta rotina aos poucos e com o tempo ele irá se acostumar. Geralmente com apenas uma semana podemos perceber a adaptação do cachorro.

O primeiro passo já foi dito acima, estabeleça um horário e faça a limpeza dos dentes todos os dias. Recomendamos que seja feito no período noturno, após o cachorro fazer a última refeição.

O segundo passo é ter calma, não comece de forma repentina colocando uma escova na boca do seu cachorro, isso irá assustá-lo e ele irá tentar escapar da limpeza. Utilize apenas o dedo para ir tocando os dentes e gengiva do cachorro, é importante para que ele se acostume e evitar possíveis lesões na gengiva do animal.

Conforme perceber que seu cachorro não se sente incomodado com seu dedo na boca dele enrole uma gaze e coloque um pouco de creme dental, comece massageando suavemente todos os dentes em movimentos circulares. 

Quando seu cachorro se acostumar passe para a dedeira ou escova, faça sempre movimentos circulares ou da raiz do dente (gengiva) para baixo, não coloque força, faça movimentos suaves.

O terceiro e ultimo passo é a finalização, um cachorro não consegue enxáguar a boca, portanto não se preocupe, cremes dentais feitos para animais não precisam de enxágue, podem ser ingeridos pelo cachorro sem problema algum!

Agora, se você não sentir confiança, após a escovação você pode usar uma gaze limpa para tirar o excesso de pasta dos dentes do seu cachorro, basta passar a gaze seca ou úmida e pronto, seu cachorro estará com os dentes limpinhos.

No vídeo a seguir, disponível no canal do Youtube Pet Society, a médica veterinária Vanessa Carvalho da clínica Smile4Pets, especializada na área da odontologia veterinária ensina em um passo a passo como escovar os dentes do cachorro. Neste tutorial ela ensina também como adestrar um cachorro adulto a escovar os dentes.

Como prevenir o mau hálito no cachorro?

A melhor forma de acabar com o mau hálito no cachorro é a prevenção. Para isso mantenha as consultas com o veterinário, ofereça uma alimentação de qualidade, mantenha a carteira de vacinação atualizada e principalmente o vermífugo sempre em dia.

Para evitar o mau hálito causado por tártaros, escove os dentes com frequência, recomendamos que seja feito diariamente, mas quando não é possível, o ideal é que seja feito pelo menos uma vez por semana.

A seguir podemos conferir um pouco mais sobre como prevenir o mau hálito nos cachorros, veja:

Alimentação

A alimentação também pode ser um aliado para a higiene bucal do seu cachorro. Rações em grãos secos podem ajudar naturalmente na limpeza dos dentes. Quando o animal mastiga, essa ração seca vai retirando consideravelmente os resíduos de alimentos e acúmulo de placas.

Cachorros que possuem uma alimentação natural podem incluir na dieta maça, pêra, cenoura e beterraba, esses alimentos também ajudam na limpeza dos dentes.

No caso onde o animal ingere alimentos macios, como legumes cozidos, carnes e saches, dê uma atenção maior para a limpeza dos dentes. Esses alimentos acumulam gorduras e outros resíduos nos dentes, tornando o ambiente perfeito para o surgimento de tártaros e placas bacterianas.

Ofereça petiscos e brinquedos

Quem disse que a diversão não pode ser usada ao seu favor? Ofereça petiscos para seu pet, além de deliciosos eles podem ajudar a remover algumas sujeiras dos dentes. Existem até petiscos sabor hortelã e menta para dar um cheirinho mais agradável para a boca do seu cachorro.

Brinquedos também ajudam a fortalecer a mastigação, gengivas e dependendo do brinquedo pode ajudar a retirar as sujeiras enquanto seu cachorro fica mordendo.

Consultas frequentes ao veterinário

Além dos cuidados em casa é importante que você leve seu cachorro no veterinário em um período de 6 a 12 meses. Assim o médico veterinário poderá colocar as vacinas do seu animal em dia e realizar exames para verificar se está tudo bem com a saúde do seu companheiro.

Cuidados extras

Se ainda sentir dificuldade para realizar a limpeza dos dentes do seu cachorro você pode optar por uma ajudinha extra. Peça ajuda ao seu veterinário para comprar enxaguantes bucais, alguns tipos podem ser colocados na própria água do seu cachorro, assim quando ele beber água estará limpando seus dentes e deixando um aroma agradável na boca.

Existem também sprays antibacterianos que podem ser borrifados diretamente na boca do animal para ajudar a eliminar microorganismos.

E então, o que achou dessas dicas? Comente aqui embaixo como você cuida da saúde bucal do seu cachorro.

Posts Similares