Gato cheirando um pote com catnip.
|

Catnip: Conheça tudo sobre a erva do gato!

Donos de gatos certamente já ouviram falar em catnip, seja pelo nome mais comum, ou pelas suas variações, como erva-gateira, erva-dos-gatos, gatária ou nêveda-dos-gatos. Independente de como ela é chamada, em algum momento você já deve ter se perguntado para que serve o catnip para gatos?

A planta Nepeta cataria, que popularmente ficou conhecida como catnip pertence à família da Lamiaceae. Sendo originária da Europa, mas estando presente também no sudoeste da Ásia Central, o catnip é uma planta de fácil cultivo, inclusive em regiões de clima temperado, essa característica contribuiu para sua popularização global.

A Nepeta catarina age liberando um aroma que os gatos conseguem farejar, esse cheiro deixa os bichanos felizes, alegres e até relaxados. Esse efeito sobre os felinos faz com que diversos tabus sejam criados, mas hoje, nós do Vida dos Bichos iremos explicar tudo a respeito do catnip.

Continue a leitura para entender tudo sobre esta planta polêmica. Veja para o que serve o catnip, como ela age nos gatos, se ela pode ser consumida e principalmente, quais são os efeitos nos animais. Confira.

Gatos sentados no chão olhando para vaso com catnip.

Para Que Serve o Catnip para Gatos?

O catnip é famoso por provocar reações comportamentais positivas em cerca de 50 a 70% dos felinos. A substância responsável por estes efeitos é a nepetalactona, as reações causadas por ela podem variar entre euforia e relaxamento.

Gatos que respondem ao catnip podem tornar-se mais brincalhões, miam mais intensamente, ou simplesmente relaxam, esfregando-se na planta e rolando no chão. O efeito do catnip geralmente dura por cerca de 10 a 15 minutos.

Devido aos seus impactos positivos, o catnip tornou-se muito popular entre os tutores de gatos, sendo utilizado principalmente com o propósito de estimular e treinar os bichanos. Confira a seguir algumas recomendações para o que serve o catnip:

  1. Adestramento: Alguns gatos não possuem o costume de usar arranhadores e acabam destruindo sofás, camas e outros móveis, para ensinar o animal a brincar com os objetos certos, esfregue o catnip em arranhadores ou brinquedos para incentivar o gato a usá-los, aumentando o interesse nessas atividades;
  2. Redução de Estresse e Ansiedade: O catnip pode ser usado para acalmar gatos em situações de estresse, como durante mudanças de ambiente ou viagens, ajudando a aliviar a tensão;
  3. Promoção de Exercício Físico: Em gatos menos ativos, a planta pode ser uma ferramenta para incentivar o exercício devido aos picos de energia que provoca.

Treinadores de gatos também utilizam o catnip como recurso para facilitar o aprendizado e a adaptação a novos comportamentos e rotinas. Devido a atração que a planta desperta nos gatos, o catnip se tornou uma ferramenta versátil e eficaz para diversas situações.

Gato sentado na janela com vaso de catnip.

O Que os Gatos Sentem com o Catnip?

O catnip, ou a erva-dos-gatos, tem um efeito bem característico na maioria dos felinos, tanto os gatos domésticos quanto os selvagens. Como já dissemos anteriormente, essa planta contém uma substância chamada Nepetalactona, que faz com que seja liberada emoções de felicidade, resultando em um comportamento de euforia.

Aqui estão alguns dos principais efeitos do catnip em gatos:

  1. Estimulação: Muitos gatos ficam ativos quando são expostos ao catnip, pulando, rolando e correndo de maneira energética;
  2. Relaxamento: Após a fase inicial de excitação, toda a tensão é liberada e alguns gatos podem se sentir muito relaxados, passando o restante do tempo apenas deitados, desfrutando os efeitos calmantes da erva;
  3. Comportamento de Brincadeira: O catnip pode fazer o gato brincar mais intensamente, assim como um filhote, seu comportamento se torna típico de um gato jovem durante o efeito da euforia;
  4. Segurança e Conforto: Para alguns gatos, o catnip pode ajudar apenas a aliviar o estresse ou a ansiedade, proporcionando uma sensação de calma e segurança.
Gato laranja cheirando catnip no chão.

É importante ressaltar que nem todos os gatos sentem os efeitos causados pelo catnip. Essa sensibilidade pode ser um fator hereditário onde cerca de 30% dos gatos não respondem a ele.

Além disso, gatos muito jovens ou muito velhos tendem a não ser afetados pela planta.

Como Catnip Age nos Gatos?

Devido aos efeitos relaxantes do catnip, muitos tutores acreditam que a planta possa fazer mal para o gato e proíbem o seu uso, entretanto, o catnip só traz benefícios para o animal.

Quando o gato inala o aroma da planta, a Nepetalactone é liberada, e ao contrário do que muitos tutores possam pensar, essa substância não oferece riscos ao gato. Essa substância age no bulbo olfatório ativando a região cerebral do hipotálamo, que são áreas responsáveis por causar o efeito de agitação, euforia, felicidade e relaxamento.

Sempre que seu gato cheira a planta, esse estímulo é liberado, gerando mais energia para ele correr, brincar e extravasar toda a tensão, por isso alguns gatos também podem ficar calmos e extremamente relaxados.

Uma grande dúvida dos tutores é se essa planta vicia, e não, o catnip não vicia o gato. O que pode acontecer é que com o tempo e o uso exacerbado, os efeitos tendem a diminuir, afinal o sistema nervoso do animal vai ter se acostumado com o cheiro da Nepeta e ela se tornará algo comum.

Pode dar Catnip para o Gato Comer?

Sim, os gatos podem comer catnip de maneira segura. É comum que os gatos mastiguem ou comam a planta, seja ela fresca direto no vaso ou as folhas secas.

A única diferença é que ao ser ingerido, o catnip pode agir de maneira diferente de quando ela é inalada. Quando o gato cheira a planta, normalmente os efeitos gerados são de agitação e quando ela é ingerida, a reação pode ser de um comportamento mais calmo, relaxado e até mesmo sonolento.

Entretanto, como em qualquer recomendação na dieta de um animal, não é indicado o consumo exagerado da planta para evitar possíveis problemas digestivos, como náusea ou vômito, especialmente para gatos que não estejam acostumados a ingerir a planta.

Por Que Usar Catnip?

O uso do catnip não possui contraindicações, se tratando de uma planta natural, os seus benefícios podem ser observados em diferentes aspectos.

É importante ressaltar que o catnip não vicia, a nepetalactone também não oferece nenhum prejuízo a saúde do gato. Apenas pode ocorrer da planta perder o efeito sobre o gato se ela for utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades.

Utilizando de maneira moderada e nos momentos certos, a erva-do-gato pode ser um grande aliado para melhorar a convivência e socialização do animal.

Para gatos ariscos ou agressivos, você pode oferecer um pouco da planta para que ele fique relaxado e mais sociável sempre que receber visitas, com o tempo ele se sentirá mais a vontade, melhorando a convivência do animal com pessoas estranhas.

Efeitos do Catnip

Sabemos que o catnip pode deixar o seu gato eufórico ou relaxado, mas para ter certeza que seu gato está sentindo o efeito da planta, você pode observar os seguintes comportamentos:

  • Balançando a cabeça e o rabo;
  • Arranhando os brinquedos com mais intensidade;
  • Salivando mais que o normal;
  • Hiperatividade;
  • Rolando pelo chão;
  • Sonolência;
  • Miando mais alto e sem parar.
Gato laranja rolando no chão em cima de catnip.

Após o surgimento dos efeitos da planta, é possível que o gato sinta vontade de comer a erva, mas para os gatos que não estejam habituados com o uso da planta, é recomendado que o consumo seja evitado pois pode gerar enjôos, vômitos e até diarréia no gato.

Os efeitos costumam surgir cerca de 10 minutos após a inalação mais profunda da planta, e o gato pode ficar sobre o efeito da erva por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Como Usar o Catnip?

Para evitar o consumo exagerado da planta, alguns tutores preferem comprar a erva seca, vendida em embalagens desidratada.

Dessa forma, a maneira mais comum de oferecer a planta é passando ela nos brinquedos, arranhadores, varinhas mágicas ou você pode espalhar um pouco da erva pelo ambiente mais frequentado pelo gato.

Para os gatos mais ariscos, você pode passar um pouco da planta na caminha, travesseiro ou cobertor que ele costuma dormir para que o animal possa descansar e relaxar naquele local.

Brinquedo com catnip seco.

Quando Usar Catnip para Gatos?

Além da substância nepetalactone, já conhecida, a erva do gato também possui em sua composição citronelol, geraniol e glicosídeos.

Essa combinação de substâncias relaxantes ajudam no alívio de estresse e até dores físicas.

Portanto, o uso do catnip se torna indicado sempre que você deseja acalmar ou estimular o seu gato. Veterinários ainda indicam o uso do catnip como um remédio natural.

Para reduzir desconfortos e dores, o catnip pode ser utilizado para amenizar os sitnomas das seguintes doenças:

  • Gripe, especialmente com tosse;
  • Problemas intestinais;
  • Dores agudas;
  • Estresse;
  • Irritação;
  • Insônia;
  • Artrite e reumatismo.

Catnip Vicia o Gato?

Como já explicamos, o catnip não vicia o gato. Alguns tutores podem ter essa percepção porque o gato pode apresentar um comportamento de muita empolgação sempre que vê o pacote com a erva, e até procurá-la quando estiver guardada.

Mas este comportamento é apenas devido a empolgação, assim como o gato pode se sentir agitado quando vai receber comida ou petiscos.

Outro comportamento que faz com que os tutores pensem que o gato está viciado no catnip é o uso exagerado da planta. Sabendo que a planta pode relaxar e proporcionar efeitos de felicidade, é esperado que o gato queira usá-la sempre.

Portanto, mesmo que a planta não vicie, é importante que seu uso seja moderado, usar o catnip de forma exagerada pode fazer com que seu efeito seja reduzido e o próprio organismo do gato poderá criar resistência as substâncias presentes na erva.

Assim, quando você realmente precisar usar a erva para algum momento específico, ela não terá os efeitos esperados.

Posts Similares