Gato mesclado indo tomar banho com uma toalha na cabeça.
|

Como dar banho em gato? Dicas e cuidados para a hora do banho

Existem muitos mitos acerca do assunto: gato precisa tomar banho? Logo quando pensamos neste questionamento, vem a nossa mente a famosa imagem dos desenhos que os gatos fogem e se arrepiam ao perceber que vão tomar banho. Com isso muitos tutores se perguntam, como dar banho em gato? Meu gato já é adulto, como dar banho sem que ele me arranhe? E por último, quantas vezes o gato tem que tomar banho?

A verdade é que quem tem ou já teve um gato em casa sabe o quanto estes animais são independentes, inteligentes e principalmente, muito higiênicos.

Os gatos passam a maior parte do seu dia tomando o famoso “banho de gato”, mas será que só as lambidas são suficientes para mantê-los limpos?

Hoje iremos entender um pouco mais sobre este cuidado com os gatos, como dar banho em gato, se realmente é necessário e como fazer para acostumar um gato a tomar banho.

Gato precisa tomar banho?

A resposta para esta pergunta pode variar de acordo com alguns fatores, se usarmos de exemplo um gato que vive na criação indoor, ou seja, é criado dentro de casa sem livre acesso a rua, é possível dizer que o gato não precisa de banho.

Isso porque um felino saudável, que vive em um ambiente controlado, sem exposição as doenças e sujeiras da rua, pode facilmente ser limpo apenas com o seu próprio banho de gato, se lambendo durante o dia.

Porém, em casos onde o gato possui a “vida livre”, com acesso as ruas sem supervisão e a qualquer momento, é preciso sim que o banho seja usado como um complemento para o seu próprio modo de limpeza.

Nestes casos, mesmo com as lambidas com suas línguas ásperas, somente elas não conseguem retirar toda a sujeira do pelo do animal.

Então, de modo geral, a frequência de banhos e as quantidades de banhos semanais, irá depender do estilo de vida de cada gato.

Gato deitado na banheira com toalha na cabeça e brinquedos.

Gato toma banho sozinho?

Uma das principais características da personalidade dos gatos é a sua independência, para todos os sentidos e em todas as suas atitudes.

Neste caso não é diferente, um gato pode sim tomar banho sozinho, usando apenas seu instinto natural.

Observe se você tem um gato em casa, poderá notar que nos momentos de descanso, e na maior parte do dia eles param e ficam se lambendo sem parar, este ato é o que chamamos de “banho de gato”.

Em momentos como esse, o gato irá se limpar, eles conseguem alcançar praticamente todo o corpo, tornando esse banho altamente eficiente.

Devido a anatomia da língua dos gatos ser áspera, estes pequenos “espinhos” servem também como uma espécie de pente que consegue retirar toda a sujeira artificial e remover grande parte dos pelos mortos do corpo.

Quantas vezes um gato precisa tomar banho?

Diferente dos cachorros, sabemos então que os gatos conseguem tomar banho sozinho e com isso se mantém limpos por mais tempo.

Além da função de autolimpeza, o banho de gato serve como um marcador de território. Quando exageramos na quantidade de banhos podemos estressar e ainda prejudicar o processo natural dos felinos.

Quando o gato sai do banho é possível notar que instantaneamente ele começa a se lamber com mais intensidade, essa atitude é uma forma deles conseguirem restaurar seu odor natural e estimular a liberação de feromônios.

Em outras palavras, um gato que não reconhece o seu próprio cheiro tende a se sentir incomodado.

Gato tomando banho na banheira, sendo molhado pela ducha.

O ideal é evitar dar banho no gato, recomendamos que dê apenas um banho por mês. Para gatos muito peludos, utilize este mesmo dia para combinar a tosa higiênica e assim podemos evitar o estresse do animal.

Em situações específicas, quando envolve doenças, o auxílio de um veterinário é indispensável. Somente com a avaliação de um profissional é que podemos saber se este gato pode ou não tomar banho e com qual frequência.

Portanto, nestes casos, gatos que estejam passando por problemas de dermatite, seborreia, casos em que a doença deixe o animal debilitado (e outras doenças não-parasitárias), e até mesmo se o animal sofre algum tipo de acidente envolvendo produtos químicos ou tóxicos, os banhos devem ser orientados somente por um médico veterinário de sua confiança.

O banho pode ser um problema?

Sim, se forçarmos um gato que nunca tomou banho antes a entrar direto embaixo do chuveiro, na água corrente, podemos causar muito estresse e irritação no animal.

Além da irritação, a elevação do estresse pode ter o mesmo efeito que em seres humanos, a pressão arterial também se eleva e dependendo do nível de estresse que este gato sentiu, pode ocorrer alterações na imunidade e até hormonais.

Mas isso não impede que um gato se acostume a tomar banho, diferente do que crescemos vendo em desenhos e filmes, os gatos não tem completo pavor pela água.

Se pensarmos nos seus ancestrais e nos gatos selvagens, estes animais até mergulham nos rios para caçar e atravessar de um lado para o outro.

A solução para este caso é apenas acostumar e familiarizar o gato com a água.

Os felinos são inteligentes e muito espertos, têm personalidade forte e gostam que as coisas aconteçam do seu jeito. Tenha calma e paciência que aos poucos ele irá se acostumar e pode até gostar dos banhos.

A dica é entender que tudo é um processo, comece colocando uma bacia com água próximo do gato e briqnue com ele, deixe ele explorar a água, felinos são curiosos, certamente ele irá sozinho se aproximar da água.

Faça isso pelo menos uma vez por semana, torne este momento agradável para o gato, faça carinho, traga para perto da água brinquedos que ele goste mais e sempre que ele tocar na água ofereça petiscos.

Tornando essa experiência mais agradável e divertida se tornará mais fácil dar banho no gato sem que ele se estresse ou tente te arranhar e morder.

Como dar banho em gato?

Com o gato já familiarizado com a água, podemos começar a dar banho no pet. Para isso separamos 6 dicas que irão te ajudar neste passo a passo.

Gato indo tomar banho segurando um brinquedo de toalha na cabeça.

1. Ajude o gato a relaxar

Antes do banho, durante e depois você deve acalmar e relaxar o gato.

Até que seu gato esteja acostumado, antes de começar todo banho, faça massagem por todo o corpo do gato, com movimentos circulares e suaves faça esse processo para acostumar o animal com o seu toque por todo o corpo dele. Comece pela cabeça, tronco, e vá descendo, massageie a barriga e suba novamente para o rosto até chegar próximo a boca do gato.

Quando perceber que o animal está relaxado e aproveitando este momento, ofereça um petisco como recompensa.

Repita esta massagem em diferentes dias, mesmo que o gato não vá tomar banho. Esse contato além de ajudar o gato a ter confiança em você, fortalece o vínculo entre dono e pet e ajuda na hora do banho.

Sabendo que você teve livre acesso a todo o corpo do gato, podemos seguir para a segunda dica.

2. Separe tudo que você vai usar antes de ir para o local do banho

Para um banho que o banho seja tranquilo, tenha em mãos tudo que você vai precisar para este momento, assim você evita sair do ambiente e evita que o gato fique assustado sem saber o que vai acontecer.

Então lembre-se, pegue uma toalha, bacia (exceto se o banho for na banheira), shampoo para gatos, condicionador ou desembaraçador para gatos, especialmente para gatos com a pelagem maior, algodão em bolinha para proteger as orelhas, e um pente/escova que o gato já esteja acostumado a passar nos pelos.

Leve para o banho alguns brinquedos que ele gosta mais, em momentos dificeis, eles podem ajudar o gato a relaxar novamente.

3. Molhando o gato

Jamais coloque o gato diretamente embaixo da água, além de assustar o animal você pode perder toda a sua evolução estressando ele novamente.

Comece ligando o chuveiro ou a pia e regule a água para que fique em uma temperatura agradável, não pode ser muito quente e nem muito gelada.

Deixe a água correr para que o gato se acostume com o barulho e o fluxo. Aos poucos vá molhando as patas do gato na água morna e quando perceber que ele está tranquilo, coloque ele dentro da bacia ou banheira.

No começo ele pode assustar e querer fugir, mas lembre-se do primeiro passo, acalme o gato, faça massagem e carinho até que ele se sinta confiante.

Após o gato se acalmar, comece todo o processo novamente. Se mesmo assim o animal ainda estiver irritado, o melhor é deixar o banho para outro dia. Dessa forma você evita acidentes e até que ele tente te arranhar e te morder.

4. Comece o banho

Com o gato relaxado, aceitando estar dentro da banheira, e com a água correndo pelas suas patas, comece a molhar o restante do seu corpo.

Utilize um copo, caneca, pote ou até as mãos para pegar pequenas quantidades de água e ir molhando todo o corpo do seu gato.

Gato tomando banho na pia sendo molhado com as mãos.

Não se esqueça de colocar uma bola de algodão no ouvido do gato para evitar a entrada de água e não ter problemas depois.

5. Ensaboando

Com o gatinho todo molhado, podemos começar a ensaboar. Utilize produtos de banho próprios para gatos, jamais utilize os normais cabelos humanos. Os produtos para pets possuem pH próprio para a pele dos gatos, sendo mais sensível e menos agressivo.

Comece ensaboando as costas e espalhe por todo o corpo, nos primeiros banhos o ideal é utilizar as próprias mãos para ir massageando enquanto você dá o banho.

gato-sendo-ensaboado-no-banho

Conforme o gato se acostuma você poderá utilizar até escovas próprias para banho de gatos.

Quando todo o corpo estiver ensaboado, você pode começar a enxaguar. Utilize apenas água para a região do rosto, assim você evita o contato do sabão com os olhos.

6. Secando e finalizando

Utilize uma toalha para retirar todo o excesso de água do pelo do gato. Faça movimentos suaves e gentis para garantir que todas as partes fiquem secas.

Gato sendo secado com toalha azul.

Cuidado ao utilizar secadores, a temperatura elevada do aparelho pode queimar e machucar a pele do gato que é mais sensível que a nossa.

Quando ele estiver totalmente seco, escove o pelo para retirar nós e remover os pelos mortos que ainda possam ter restado.

No fim de todo banho, ofereça petiscos ou sachês como recompensa positiva pelo bom comportamento do gato.

Cuidados na hora de dar banho no gato

Alguns cuidados essenciais devem ser tomados na hora de dar banho no gato. Ajuste a temperatura da água para que ela fique morna, não pode ser muito quente (para não correr risco de queimar a pele do animal) e nem muito gelada, para não assustar e estressar o pet.

Arranhões podem acontecer, então para evitá-los, não se esqueça de aparar as unhas antes do banho.

O momento ideal para o banho são em dias quentes, pela manhã para garantir que mesmo que alguma parte esteja úmida, o tempo quente termine de secar toda a pelagem.

Outra vantagem dos banhos em dias quentes é que você pode deixar de utilizar o secador elétrico e secar seu gato apenas com a toalha. Alguns animais possuem sensibilidade ao barulho e vento forte, o que pode ser mais um motivo de estresse para eles.

Os banhos de chuveiro jamais devem ser feitos com a ducha maior, utilize a duchinha, ou chuveirinho para não assustar o gato com o fluxo de água intenso.

Dúvidas Frequentes

Gato filhote pode tomar banho?

Para os filhotes o indicado é seguir apenas a orientação de um médico veterinário. Em geral, os profissionais liberam os banhos para filhotes após a aplicação de todas as vacinas para gatos.

A partir de quantos meses um gato pode tomar banho?

A liberação costuma ser após os 6 primeiros meses de vida, quando as vacinas já foram aplicadas.

Posso usar shampoo e condicionador de gente para dar banho no gato?

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, existe sim problema em usar produtos de cabelo em gatos.

O mesmo vale para as indicações de shampoos de bebês, este tipo de produto possui um pH diferente do tolerado pela pele do animal. Usar produtos impróprios para pets pode irritar e causar até feridas na pele do gato.

Como dar banho em gato com sarna?

Gatos com sarna possuem a pele mais sensível, em casos que podemos perceber feridas, o banho se torna ainda mais delicado.

Somente um veterinário poderá liberar o banho e indicar os produtos ideais para aquele gato.

Lembre-se que alguns tipos de sarnas são transmitidas para humanos, então muito cuidado ao manusear este gato. Utilize máscara, luvas e uma roupa que cubra toda a pele para evitar o contato de secreções e até saliva.

Posts Similares