Cachorro caramelo deitado embaixo de cobertor rosa com uma bolsa térmica azul na cabeça e um termômetro na boca.
|

Como dar remédio para cachorro: 5 dicas para comprimidos e gotas

É muito comum nos depararmos com novos tutores e até donos mais antigos que possuem dúvidas a respeito de como dar remédio para cachorro, seja ele comprimido ou gotas, muitos animais têm dificuldade em aceitar as medicações, gerando estresse e frustrações para seus donos.

E essa realidade é impossível de ser evitada, afinal sempre que um cachorro fica doente, automaticamente o levamos até um veterinário para que o profissional possa avaliar e nos dar um diagnóstico, porém na maioria dos casos é receitado também algum tipo de medicamento para que o tratamento seja feito em casa, nessa hora, alguns tutores acabam ficando nervosos ao pensar nos transtornos gerados ao dar um remédio para o cachorro.

Muitas dúvidas vão surgindo, como eu faço meu cachorro tomar remédio líquido? E os comprimidos? Misturo na comida? Coloco na garganta dele? E agora???

Para ajudar os donos de cães e acabar de vez com todas essas dúvidas, preparamos 05 dicas infalíveis que vão ajudar nestes momentos difíceis em que precisamos dar algum remédio para os cachorros.

Mesmo que seu animal seja muito hiperativo, desconfiado ou bravo, vamos te ajudar a dar um jeito nessa situação para que você consiga medicar seu cachorro sem estresse.

Confira a seguir.

05 Dicas de Como dar remédio comprimido ou líquido para um cachorro

Iremos começar com as dicas para os remédios em comprimido, mas se o seu interesse for pelas dicas para os remédios líquidos, confira logo abaixo.

Remédios comprimidos são mais comuns de serem receitados pelo veterinário porque a forma de administrá-los é muito mais fácil, alguns comprimidos possuem até sabor e aroma de carne para despertar o interesse do cachorro pelo remédio.

Existem inúmeras maneiras de fazer seu cachorro tomar o remédio comprimido, aqui você confere algumas delas:

Atenção com os espertinhos

Antes de começarmos com as dicas, nossa primeira sugestão é estarmos atentos a alguns cuidados que devemos tomar. Quando for dar o remédio para seu cachorro certifique-se de que o pet realmente engoliu o remédio e não cuspiu em algum lugar.

Até mesmo se você misturar em algum alimento, preste atenção enquanto o cachorro come porque ele pode comer o que foi oferecido e descartar o remédio.

É muito comum isso acontecer, a textura do remédio, sabor ou aroma pode causar repulsa no animal e fazer com que ele cuspa o comprimido.

Para esses casos é preciso ter calma e repetir a tentativa usando outra técnica. Nunca devemos brigar ou bater no cachorro, afinal o cão está apenas seguindo seu instinto de não ingerir algo que lhe pareça estranho.

Repreender o cachorro neste momento pode dificultar ainda mais esse processo, o cachorro irá associar o remédio a um momento ruim e isso poderá tornar tudo mais difícil.

1. Ofereça como um petisco

Alguns comprimidos são gustativos, ou seja, são remédios com cheiro e sabor de carne. Isso ajuda muito porque você pode apenas oferecer o comprimido para seu cachorro e com o cheiro agradável ele pode ingerir por livre e espontânea vontade.

Faça brincadeiras que ele receba recompensas, nessa hora você pode oferecer um petisco seguido do comprimido que também deverá ser oferecido como um petisco. Esse momento descontraído e divertido pode distrair o cachorro e na alegria do momento ele poderá aceitar o remédio sem nem perceber a diferença.

Deixar que o cachorro cheire o comprimido também funciona em alguns casos, o odor de carne pode ser agradável para o pet despertando o interesse para que ele coma o comprimido como se fosse um petisco sem maiores problemas.

Porém, essa dica costuma funcionar apenas para remédios que sejam dose única, se for de uso continuo você terá que recorrer a outro método, normalmente depois de 2 a 3 ofertas, o cachorro estará mais atento e pode recusar esse “petisco” não tão agradável.

Cachorro caramelo e branco cheirando um remédio comprimido.

2. Use a comida ao seu favor

Se o seu cachorro possui horários para comer, use isto ao seu favor, quando colocar a ração ou a comida preparada para ele, coloque o remédio junto, se você der sorte seu cachorro nem vai perceber e vai comer tudo.

Mas lembre-se da primeira recomendação e certifique-se que seu cachorro realmente comeu o comprimido.

Se misturar na comida não deu certo, experimente colocar o comprimido em algum outro alimento que você possa dar apenas como um “agrado”, como por exemplo: frutas, carnes, legumes, entre outros.

Lembre-se de estar variando os agradinhos. Se o remédio for de uso continuo e você der toda vez o remédio dentro de uma salsicha, seu cão vai acabar se recordando do sabor nada agradável que estava no meio dela e vai passar a recusar a salsicha.

É importante reforçar, os agradinhos são ótimas alternativas para mascarar o remédio, mas fique atento a alimentos industrializados, embutidos e com muito corante, são gostosos, mas podem fazer muito mal para seu pet, por isso procure oferecer sempre um alimento mais saudável.

3. Caiu do seu prato

Quando você for fazer alguma refeição, seja no almoço ou jantar, deixe o remédio próximo do seu prato e separe uma pequena porção de algo que você está comendo, em seguida quando perceber o interesse do seu cachorro pela sua comida, ofereça um pouco para ele.

Quando for dar outro pedaço, de o remédio junto, isso pode fazer o apressadinho comer sem desconfiar, em seguida de realmente o pedaço da sua comida para disfarçar o gosto amargo.

Se você costuma arremessar o alimento para seu o seu cachorro pegar no ar, isso pode ser muito útil nesse momento, por exemplo, arremesse um pedaço de carne, espere um pouco, arremesse o comprimido e a carne de novo, seu cachorro não vai nem perceber a diferença.

4. Picar ou amassar o comprimido

Muitas pessoas se perguntam se podem cortar ou amassar o remédio, dependendo do tipo de medicamento você até pode fazer isso. Mas, antes de cortar ou amassar o comprimido, o ideal é que você consulte seu veterinário e leia a bula, alguns remédios realmente não podem ser partidos. 

Normalmente esse método não é o indicado porque nesse processo você pode acabar perdendo algum pedaço e o remédio não vai ter a mesma eficácia que deveria.

Entretanto, se as primeiras dicas não funcionarem para seu cachorro, e o remédio puder ser partido, você pode utilizar esse método para espalhar os pequenos pedaços do remédio na ração ou comida e oferecer para o cachorro sem que ele note a diferença.

5. Ofereça no meio de patês ou sachês

Essa dica é valida tanto para os remédios em comprimido, quanto para os remédios líquidos.

Camuflar o remédio na comida pastosa e úmida pode ajudar muito na hora de disfarçar o cheiro, e a textura do medicamento.

No mercado você consegue encontrar diversos tipos de sachês, em casa você também pode adaptar o seu patê umedecendo a ração com água para transformar os grãos em uma comida pastosa. Dessa forma, é só esconder o remédio no meio do alimento e conferir depois se o seu cachorro comeu tudo.

Deu tudo errado, meu cachorro me descobriu, e agora?

Se nenhuma das dicas acima deu certo, você vai ter que optar por uma maneira mais invasiva de dar o remédio para o seu cachorro.

Se seu cachorro for muito hiperativo, peça ajuda para alguém.

Coloque seu cachorro no sofá ou em alguma superfície mais alta que o chão, incline levemente a cabeça dele para trás, abra a boca do seu cachorro e coloque o comprimido bem no fundo, o mais próximo da garganta, feche a boca dele e segure ela fechada por alguns instantes, massageando suavemente o pescoço para induzir a deglutição. 

Após isso certifique-se de que o cachorro engoliu o remédio e espere alguns segundos, alguns cachorros regurgitam o comprimido depois que engoliram, se o remédio for daqueles que se dissolve muito rápido, aconselho a jogar fora e usar outro, afinal algumas propriedades do remédio podem ter sido perdidas.

Parece fácil mas isso deve ser feito muito rápido, o cachorro pode se sentir ameaçado e tentar se soltar, recusar a abrir a boca, por isso recomendo que peça ajuda para alguém segurar ele sentadinho.

Essa forma é uma maneira muito invasiva de dar remédio por isso seja gentil com seu cachorro, faça bastante carinho e faça muitas brincadeiras depois de dar o remédio para ele entender que aquilo não era uma punição e sim algo bom para ele.

Novamente, essa dica só deve ser usada em último caso, somente se o seu cachorro realmente se recusar a ingerir o remédio de outra forma. Se seu cachorro for bravo, jamais tente fazer isso em casa, é muito arriscado e você pode ser mordido, mesmo que seu cachorro não tenha a intenção de te machucar, isso será um reflexo para ele se defender, portanto recomendamos que converse com seu veterinário e veja outra maneira de continuar o tratamento.

Como faço meu cachorro tomar remédios líquidos?

Remédios líquidos são mais difíceis de serem receitados, mas se caso você se deparar com essa situação tenho uma dica muito boa para você.

A maneira mais fácil de administrar um remédio líquido é utilizando uma seringa (sem agulha é claro). 

Use um conta gotas ou a própria medida em ml da seringa, seguindo a quantidade prescrita pelo veterinário responsável pelo seu cachorro.

Peça ajuda para alguém segurar o cachorro, abra um pouco a boca do seu cão e injete pequenas quantidades do remédio por vez, de um tempo para que ele possa engolir o medicamento e repita esse processo até ter terminado de dar tudo.

É importante ter calma, e injetar pequenas quantidades por vez, se você fizer isso de uma vez e muito rápido seu cachorro pode engasgar e essa experiência será muito ruim para o seu cão.

Cachorro caramelo tomando remédio líquido na seringa.

Quando terminar, limpe bem o fucinho e ao redor da boca do seu cachorro com um paninho umedecido para tirar todo o amargo do remédio que possa ter vazado.

Lembre-se de lavar a seringa com água corrente e assim você pode reutilizá-la.

O que não devo fazer?

Dependendo do tipo de medicação e a urgência na administração dele, não recomendamos que você pingue o remédio no pote de água, seu cachorro não vai tomar tudo de uma vez então ele não vai tomar todo o remédio que precisa, o que pode prejudicar o tratamento. 

Neste caso é preciso seguir a recomendação do veterinário. Se o profissional autorizar você pode pingar o remédio na água e deixar o cachorro tomar no tempo dele.

O mesmo vale para comidas sólidas, não pingue diretamente no alimento, o cachorro vai perceber o sabor diferente e recusar o alimento.

Não misture o remédio com sucos ou outras bebidas com sabor, alguns medicamentos líquidos não podem entrar em contato com outras substancias, sofrendo alterações quando isso ocorre.

Portanto, o mais indicado é seguir as orientações do médico veterinário e até mesmo do fabricante, de acordo com a bula.

Cachorro caramelo e branco tomando remédio no conta gotas.

Vale lembrar, se seu cãozinho está doente e precisa de tratamento procure um veterinário imediatamente, não tente automedicar um animal doente, procure diretamente por um profissional qualificado para lhe atender.

Cachorros são mais sensíveis e nem todos os remédios (de humanos) podem ser administrados no seu cão, algumas composições são extremamente tóxicas para os pequeninos.

Gostou das dicas? Comente aqui abaixo qual destes métodos você mais utiliza para dar remédio para o seu cachorro. Aqui no Vida dos Bichos você encontra as melhores dicas e cuidados para seus pets, confira essa e outras dicas sobre a saúde e cuidados com seu cachorro.

Posts Similares