Como Ensinar o Cachorro a Fazer Necessidades no Lugar Certo? Veja 08 Dicas de Adestramento
Uma das maiores preocupações para os donos que possuem animais em casa é como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Seja um cachorro adulto ou filhote, é sempre um desafio ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.
Chegar depois de um dia cansativo e ainda se deparar com toda a sujeira feita em partes diferentes da casa, muitas vezes em lugares que você nem imagina, não é nada legal! Além do mau cheiro, eles podem estragar móveis, tapetes e plantas.
E infelizmente, esse é um dos maiores problemas comportamentais que os donos relatam aos adestradores e médicos veterinários.
Tanto filhotes quanto cachorros adultos podem passar por essa fase de não saber o lugar certo para fazer cada necessidade, mas quando um cachorro é mais velho, já está adestrado e mesmo assim volta a fazer sujeira onde não deve, fique atento porque algo pode estar errado com esse animal!
Fazer as necessidades em lugares espalhados pode ser uma maneira de chamar a atenção do seu tutor. Certifique-se de que seu cachorro está recebendo bastante atenção, carinho e está indo passear com frequência; muitas vezes isso pode resolver o problema.
Em todo caso, separamos algumas dicas importantes de adestramento para que você possa ensinar seu cachorro velho ou filhote a fazer suas necessidades no lugar certo. Confira.
Como Ensinar o Cachorro a Fazer as Necessidades no Lugar Certo?
Se você quer que seu cachorro aprenda a fazer o xixi e cocô no local escolhido para isso, é preciso que este animal passe por um período de adestramento.
Três palavras são a chave do sucesso para um adestramento funcionar da maneira correta: paciência, persistência e consistência.
Tenha paciência, não é fácil ensinar algo novo a um cachorro, seja persistente e não desanime, este período de adaptação pode ser mais longo ou mais rápido, a depender do animal, seja consistente e firme com seu cachorro na hora de ensinar um comando novo.
Mas o principal é não ser agressivo ou bater no cachorro, usar a agressão não faz parte de um plano de adestramento.
![Cachorro sentado no tapete olhando a sujeira.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/10/cachorro-sentado-no-tapete-olhando-a-sujeira-1024x576.jpg)
A seguir você confere 08 dicas de adestramento para ensinar o seu cachorro filhote ou adulto a fazer as necessidades no lugar certo. Veja:
1 – Escolha o cantinho das necessidades
Antes de iniciar o processo de adestramento você precisa estar preparado, portanto, escolha o local que você quer que seja o banheiro do seu cachorro.
O ideal é que escolha uma área externa da casa, assim você evita o mau cheiro dentro da residência, especialmente em dias que você precise ficar muitas horas fora.
Outra observação importante é que este cantinho deve ser longe da caminha e local onde o cachorro se alimenta.
2 – Delimite a área escolhida
Para isso você pode forrar o chão usando jornais velhos ou fraldas. Também é possível usar fraldas abertas para berço de bebê ou fraldas próprias para cachorros que você encontra em petshops.
Estas são maneiras fáceis, higiênicas e descartáveis para se livrar da sujeira do seu cão.
Já os donos que preferem não juntar lixo podem buscar meios reutilizáveis, uma sugestão é usar um pano, uma camiseta velha ou algum tapete que você pode encontrar facilmente em supermercados.
Outra opção reutilizável são os tapetes higiênicos de plástico que podem ser lavados após seu cachorro usar.
Sanitário Canino Higiênico – Educador de Tapete Plástico
![Tapete higiênico reutilizável para cachorro.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/10/tapete-higienico-reutilizavel-para-cachorro.jpg)
Com o lugar da casa escolhido e o chão forrado podemos começar o adestramento.
3 – Estabeleça uma rotina
Nós humanos temos horários para tudo, para fazer as refeições, acordar, dormir, tomar banho e até mesmo ir ao banheiro, então se nós temos uma rotina, porque os cachorros não teriam?
Observe os horários que seu cachorro costuma fazer suas necessidades.
Quando perceber que ele está agitado, farejando a casa e inquieto é um sinal que ele está precisando se aliviar, nessa hora leve-o até o local que você escolheu e espere ele fazer suas necessidades.
Outra maneira de ficar atento, mas que não é uma regra geral é que filhotes tendem a fazer suas necessidades sempre após se alimentar, já os cães adultos demoram cerca de 30 minutos.
Como dissemos não se apegue a essa regra, cada animal tem um comportamento, alguns cachorros costumam defecar e urinar no começo da manhã, final da tarde e antes de dormir.
O ideal é observar o comportamento de cada cachorro e estar preparado para levar o animal até o local de higiene sempre que perceber que é a hora certa.
4 – Recompensas e agrados
Sabemos que é difícil adestrar um cachorro, portanto dê a ele um estímulo sempre que acertar.
Quando seu cachorro fizer suas necessidades pelas primeiras vezes no lugar certo use um tom de voz positivo para parabenizá-lo, dê um petisco e agrade-o bastante, aos poucos seu cão vai começar a associar e entender que ali é o lugar certo de se aliviar e que quando ele vai até aquele local você fica feliz.
5 – Paciência, persistência e consistência
Lembre-se sempre destas três palavras, nem sempre seu cachorro vai acertar o lugar de fazer suas necessidades, principalmente se ele for filhote ou muito velhinho.
Filhotes demoram cerca de 5 a 6 meses para desenvolver a habilidade de controlar suas necessidades, por isso pode acontecer dele fazer no lugar errado sem querer. O importante é não brigar, use um tom de voz firme (sem parecer agressivo) e repreenda-o, diga a ele apontando para o lugar que não faça ali de novo.
Um cão adulto já adestrado que está fazendo suas necessidades em lugares errados pode estar tentando chamar sua atenção dessa maneira.
Fique atento se você está dando atenção suficiente para seu pet, falta de passeios, carinho e brincadeiras podem deixar seu cão triste, com isso ele busca qualquer maneira de te chamar atenção (mesmo que de forma negativa).
Outro motivo pode envolver problemas de saúde, portanto neste caso, não devemos dispensar uma visita ao médico veterinário de sua confiança.
Quando o cachorro já tem mais idade é comum que ele desenvolva incontinência urinária, nesses casos é importante o auxilio de um veterinário para buscar meios de tratamento para este problema.
6 – Passeios
Alguns tutores não gostam que o cachorro faça suas necessidades em casa e preferem levá-los na rua. Escolha sair com seu cachorro nos horários que ele costuma urinar e defecar.
É recomendado que você saia na parte da manhã, antes de qualquer refeição, para o primeiro xixi e as próximas vezes após qualquer refeição.
No começo poderá ser confuso para o cachorro, mas com o passar dos dias o organismo dele irá se regular para sempre fazer as necessidades no horário do passeio. Portanto, neste caso é importante estabelecer uma rotina que se encaixe no dia a dia.
Se não conseguir sair com o cachorro com tanta frequência você pode contratar os serviços de um dog walker, que são pessoas que levam seu cachorro para passear nos horários que você escolher.
Não se esqueça de sempre recolher as fezes do seu cachorro quando sair com ele na rua!
7 – Nunca brigue com seu cachorro
É bastante aceitável que seu cachorro erre o banheiro ás vezes, portanto não brigue, não seja agressivo e muito menos esfregue o focinho dele na sujeira (muitos sugerem isso).
O cachorro além de não entender o que está acontecendo pode reagir de duas formas: fazendo isso mais vezes para chamar sua atenção ou se reprimindo, fazendo suas necessidades em lugares escondidos e até mesmo comendo suas fezes para tentar esconde-las.
O ideal é usar um tom de voz um pouco mais firme e falar que ele não deve fazer ali de novo. Algumas palavras usadas com mais frequência como o comando não acabam sendo facilmente relacionadas como algo ruim já que o cão se lembra de outras situações negativas que ela foi usada.
8 – Higienização
Quando seu cachorro fizer xixi ou cocô em algum lugar inadequado limpe aquela área sem que ele veja, prenda-o em um cômodo se for preciso. Recolha a sujeira e faça a limpeza adequada para retirar qualquer vestígio de sujeira dali, assim o seu cão pode farejar, mas não vai sentir seu cheiro naquele local.
Isso evita que o comportamento se torne repetitivo. O cachorro sempre volta a fazer suas necessidades no local que ele sente o cheiro do seu xixi ou cocô.
Uma dica importante para a higienização é que até mesmo quando você for trocar o jornal ou limpar a área correta que seu cachorro fez suas necessidades evite fazer essa limpeza na frente do animal.
Existem alguns casos onde o cachorro observa o dono fazendo a limpeza e desenvolve o hábito de comer suas próprias fezes para tentar ajudar o dono a manter o local limpo quando ele não estiver por perto.
Dica Bônus
Em lojas especializadas em animais, como petshops, você encontra produtos próprios para auxiliar no adestramento. Esses produtos chamados de Educadores Sanitários Pode e Não Pode podem ser aplicados em qualquer superfície.
Siga a recomendação do fabricante, utilize o Não Pode para locais que o cachorro não deve fazer suas necessidades fisiológicas e o Pode para locais que você quer que o seu cachorro utilize.
Kit Educador Sanitário Pode + Não Pode Adestramento Cachorro
![Kit Educador Sanitário para Cachorro Xixi Pode e Não Pode.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/10/kit-educador-sanitario-para-cachorro.jpg)
Um Cachorro Adulto Consegue Aprender a Fazer xixi no Lugar Certo?
Uma das principais dúvidas dos tutores é se um cachorro adulto ou idoso pode aprender a fazer xixi no lugar certo e mudar de comportamento. A resposta é SIM!
Ao contrário dos filhotes que constantemente estão aprendendo coisas novas e se adaptando com as novas rotinas, um cachorro adulto já tem seus costumes.
Por isso é mais fácil ensinar um cachorro filhote do que um cachorro mais velho. Mas, saiba que não é impossível, basta ter calma e paciência.
O mais importante nessa fase é que você não bata, brigue ou esfregue o focinho do cão na sujeira (como muitos sugerem), essa forma de repreendê-los não resolve nada e ao contrário do que pensamos, só piora a situação.
O cachorro pode pensar que ali é um local ruim para fazer seu xixi ou cocô então ele deve fazer em um lugar escondido, nesse caso eles fazem o xixi em algum cantinho e as fezes ele come para tentar se livrar da sujeira e não te aborrecer novamente.
O ideal é que a adestração comece desde o primeiro dia que o cão chegar em sua nova casa (e pra isso não importa se é filhote ou adulto). Não importa a idade, todos podem aprender coisas novas.
Agora, se seu cachorro já é adulto e nunca teve esse adestramento, também não tem problema, com as dicas que demos acima, você pode ensiná-lo como qualquer outro cachorro.
São muitas sugestões e maneiras de se adestrar um cão, cada tutor deve observar aquilo que dá mais certo para vocês e para a rotina da casa.
Dúvidas Frequentes
Em geral, um cachorro pode demorar entre 20 a 120 dias para aprender a fazer as necessidades no local certo. Alguns aprendem antes e outros demoram um pouco mais. O tempo pode variar especialmente se este cachorro for filhote (sendo mais rápido) ou adulto (podendo demorar mais).
Recomendamos o uso de produtos próprios para isso. No mercado pet você encontra opções de kits educadores de Xixi Pode e Xixi Não Pode. Um pouco acima você econtra uma de nossas sugestões de produto.
Um truque caseiro para neutralizar o odor e não sobrar vestígio de sujeira é utilizar vinagre de álcool para realizar a limpeza.
Todo cachorro pode seguir os passos de adestramento para fazer as necessidades no lugar certo. Escolha um local apropriado, e leve seu cachorro até o tapete higiênico após todas as refeições.
Sempre que seu cachorro fizer xixi no lugar errado, limpe o ambiente de maneira adequada para não sobrar nenhum vestígio de sujeira. Os cachorros costumam fazer as necessidades no mesmo local que eles sentem o cheiro anterior. Ofereça recompensas sempre que seu cachorro acertar o novo lugar de xixi e utilize um tom positivo para parabenizá-lo.
E você, já passou por essa fase de adestramento? Comenta aqui embaixo como foi, compartilha com a gente sua experiência.