7 Dicas para diminuir a queda de pelos do seu cachorro
Uma das principais queixas de donos de cachorro sem dúvida alguma é relacionada a queda de pelos do cachorro e o que fazer para diminuir esse problema.
Durante o ano dois períodos marcam essa fase de transição, começando pelo outono e depois durante a primavera. Essas duas estações promovem a mudança climática, e assim como toda a natureza sofre mudanças, os animais também passam por ela.
Esses dois períodos são momentos marcantes para a transição de pelos dos cachorros, a queda de pelos é uma maneira do organismo do cachorro se preparar e se proteger das mudanças externas.
Porém, mesmo que isso seja um processo natural, sabemos que a queda de pelos deixa todos os tutores de cabelo em pé. Seja nas roupas, no sofá, na cama ou no chão, por onde passamos enxergamos os pelos do cachorro.
Em alguns momentos parece impossível manter a casa limpa, afinal o tempo todo podemos juntar bolas de pelos que caem dos pets.
Nossa recomendação é: mantenha a calma que isso logo irá passar. Outro ponto que devemos estar atentos é se realmente a queda de pelos está ligada a mudança de estação (sendo um fator natural), ou se isso está acontecendo em outros momentos do ano também.
É normal que algumas raças tenham mais queda de pelos do que outras raças, quem tem mais de um cachorro pode perceber bem isso.
Mas, apesar de ser algo natural, existem duas situações que você deve ficar atento:
Primeiro se a queda de pelos estiver mais intensa do que você já está acostumado. Isso pode acontecer por falta de banho, poucas escovadas no pelo ou alimentação, mas se esses três fatores estiverem normais, a queda de pelos excessiva pode estar sendo causada por outro motivo, então recomendamos que você procure um veterinário para avaliação profissional.
A segunda situação e mais fácil de identificar é quando a queda de pelos estiver localizada em uma única região, nesse caso você deve levar seu cachorro ao veterinário imediatamente, pois isso pode ser causado por parasitas, sarna ou algum tipo de dermatite.
Agora, se seu caso não precisa de uma consulta com o veterinário, confira 7 dicas para te ajudar a diminuir a queda de pelos do seu cachorro.
07 Dicas de como diminuir a queda de pelos dos cachorros
É importante termos em mente que o processo de troca de pelos é algo normal, assim como os seres humanos perdem cabelo para o crescimento de novos fios, o mesmo acontece com o organismo do cachorro.
![Cachorro branco em cima do sofá com pelos caídos.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/04/cachorro-branco-em-cima-do-sofa-com-pelo-caido.png)
Então, é praticamente impossível acabar totalmente com a queda de pelos, o que podemos fazer é tomar medidas que possam ajudar a reduzir essa queda, veja:
1. Ofereça uma alimentação saudável para o seu cão
A alimentação do seu pet sempre vai ser prioridade em qualquer assunto. Essa é a principal base para manter uma boa saúde e evitar vários tipos de problemas, inclusive a queda de pelos.
É muito importante que seu cão se alimente de forma saudável. Uma alimentação seja ela com ração ou alimentos preparados especialmente para o seu cachorro (com auxílio de um veterinário, afinal não é tudo que podemos dar para nossos cachorros) deve ser rica de nutrientes e vitaminas.
Evite comprar rações sem procedência, um alimento de qualidade geralmente tem um preço um pouco maior, mas é melhor pagar por uma ração boa do que gastar com consultas no veterinário e remédios, não é mesmo?
Conferir a tabela nutricional e entender a composição da ração é importante para evitar aquelas que possuem baixos índices de nutrientes e vitaminas, sendo normalmente cheias de corantes, conservantes e aditivos químicos que dão cheiro e sabor para se tornarem mais agradáveis para o paladar do cachorro.
Uma dica importante para saber se seu cachorro está tendo uma boa alimentação é olhando para sua pelagem, se seus pelos estiverem com brilho, macio e bonito é sinal que está tudo bem, agora se seus pelos estiverem opacos, secos e ásperos, é melhor prestar mais atenção na alimentação do seu companheiro.
2. Banhos
Você sabia que o banho ajuda na retirada dos pelos mortos que estão caindo?
Por isso é tão importante dar banhos com frequência no seu cachorro. Outra sugestão quando não for possível dar o banho é escovar os pelos dele, essa combinação ajuda a retirar todos os pelos que precisam cair.
Mas atenção, banhos demais podem ser prejudiciais a saúde do seu cão, isso porque banho em excesso pode ressecar a pele do seu cachorro causando mais problemas para ele, o ideal é conversar com seu veterinário e ele vai saber recomendar a quantidade ideal de banhos para seu cachorro.
O mais comum são banhos semanais, separando um dia da semana para o banho já é ideal, a escovação pode ser feita todos os dias, ou conforme a necessidade.
![Cachorro da raça Border Collie dentro de uma banheira branca.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/04/cachorro-raca-border-collie-dentro-de-uma-banheira-branca-1024x576.jpg)
O shampoo que você utiliza para o banho também deve ser recomendado pelo seu veterinário, não é qualquer produto que pode ser utilizado e muito menos shampoo de humano. Prefira aqueles próprios para cachorro, eles possuem o PH adequado para a pele do animal, além da composição ser pensada exclusivamente para os cães.
3. Escove os pelos do seu cachorro diariamente
Como já dissemos acima, não é recomendado que dê banho no seu cachorro todos os dias, mas o que você pode fazer com mais frequência e sem prejudicar a saúde da pele do seu pet é escovar seus pelos.
Vale lembrar, para escovar os pelos do seu cachorro diariamente é necessário utilizar uma escova especial para o tipo de pelo que ele possui, existem inúmeros modelos no mercado, portanto, consulte seu veterinário para saber qual é a mais adequada.
4. Estresse e ansiedade
Um cachorro entediado que passa muito tempo fechado dentro de casa pode ter sérios problemas de saúde.
Além de problemas com a saúde mental, seu pet pode apresentar problemas de pele gerando intensas quedas de pelos em decorrência do estresse e ansiedade.
O remédio para esse problema é super simples, passeios, brincadeiras e muita diversão.
É só isso que seu cachorro precisa para ficar feliz e voltar a ser saudável.
![Cachorro da raça Labrador brincando com uma bola no parque.](https://vidadosbichos.com.br/wp-content/uploads/2024/04/cachorro-da-raca-labrador-branco-brincando-com-uma-bola-1024x576.jpg)
5. Doenças de pele
Quando falamos em queda de pelos, principalmente se estiver acontecendo com muita intensidade ou localizada em algum ponto específico do corpo do cachorro, é preciso investigar se a perda de pelos está sendo causada por alguma doença.
Algumas doenças de pele podem ser causadas por estresse, mas existem outras doenças que fogem um pouco do nosso controle, como as temidas sarnas caninas e dermatites alérgicas.
Em caso de dúvidas ou suspeita de que seu cachorro esteja sofrendo de alguma doença de pele, recomendamos que vá ao veterinário imediatamente. Quanto antes for diagnosticado o problema, mais rápido e mais fácil será o tratamento.
Seu veterinário irá fazer exames de pele para identificar o motivo que está causando esses problemas no seu cachorro e direcionar um tratamento correto.
Se ainda estiver em dúvida, observe atentamente, geralmente nesses casos a pele do cachorro fica muito ressecada e com algumas falhas no pelo, ainda que as falhas não estejam tão aparentes, a textura do pelo estará diferente, sendo bem fácil de identificar o problema.
6. Parasitas – pulgas e carrapatos
Outra causa muito comum e fácil de resolver são as quedas de pelos causadas por pulgas e carrapatos. Todos os cachorros estão suscetíveis a serem infestados por esses parasitas, seja durante os passeios ou no próprio quintal de casa com a passagem de pombas e outros pássaros.
A queda de pelos causada por um parasita apresenta sinais bem visíveis, sendo marcada pelo ressecamento da pele e falhas no pelo do seu cachorro.
Alguns componentes presentes na saliva das pulgas e carrapatos causam essa reação alérgica em alguns cachorros durante a picada desses parasitas.
Além da queda de pelos, esses parasitas podem transmitir outras doenças ainda mais graves, portanto fique atento, mantenha seu cachorro sempre vacinado e com os remédios de prevenção contra pulgas e carrapatos sempre em dia.
7. Gestação canina e pós parto
Se sua cadelinha está esperando filhotes ou já pariu, é comum que ela tenha quedas excessivas de pelo, isso acontece principalmente pela mudança hormonal.
Nesse caso recomendamos conversar com seu veterinário para que ele possa indicar uma alimentação mais saudável ou até mesmo fazer um reforço repondo vitaminas para sua cachorra ficar mais saudável.
Confira neste vídeo a seguir o que o especialista Renato Zanetti, convidado do canal PetLove disse a respeito da queda de pelos do cachorro e o que fazer para evitar:
Se gostou das nossas dicas sobre como diminuir a queda de pelos do cachorro, comente aqui abaixo, compartilhe sua experiência com seu pet e o que você fez para ajudar a controlar a perda de pelos.